Prestação de Contas - Gestão 2011/2012 - Alexandra Falacho Torres

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



Este conselho realizou mensalmente suas reuniões ordinárias que trataram de temas como: pesquisas de satisfação, cursos de treinamento para o setor receptivo, necessidade de estruturação do receptivo, criação de plano de ação para o desenvolvimento do turismo sustentável, planejamento de ações para o envolvimento da comunidade, necessidade da criação de roteiros turísticos municipais e regionais, cursos de capacitação para a excelência no atendimento ao turista, entre outros assuntos. 

Realizou, também, diversas reuniões extraordinárias para a inclusão de Ibiúna em feiras e roteiros turísticos, fazendo a coordenação dos trabalhos em geral, a obtenção dos recursos financeiros necessários, a logística do transporte dos móveis e equipamentos para a montagem dos estandes, e a criação de folheteria turística a ser distribuída aos potenciais turistas em nossa região.
Oficializou a Prefeitura Municipal de Ibiúna sobre diversos assuntos, tais como:

- Entrega de Material para preenchimento do Inventário Turístico do Nosso Município.
- Cobrança para a Solução da entrada da malha viária da cidade, inclusive com a menção do numerário que já havia sido liberado para a execução do projeto.
- Solicitação de Melhorias em Estradas.
- Pedido da Relação dos Pontos Turísticos de nosso município- Criação e implementação de sinalização turística adequada; entre outros assuntos.

E, com a finalidade de fomentar a atividade turística e movimentar a economia local, realizou e participou de diversas atividades:

  • Inserção deste conselho em Redes Sociais.

Com a finalidade de alcançar e interagir com maior número possível de pessoas interessadas no turismo em Ibiúna foram criadas contas nas seguintes redes sociais:
Twitter:
Facebook:
Blog:
  •  Criação de Material de divulgação de nosso município:

Com o objetivo de divulgar o município e sua infraestrutura de apoio foram criados alguns materiais de divulgação, tais como folders da Estância Turística de Ibiúna, banners padronizados para exposição dos empreendimentos locais, adesivos e faixas
.
Em nosso folder, o turista - ou o próprio munícipe - consegue ter informações sobre as principais características de nosso município, sobre a Represa de Itupararanga, e – principalmente - sobre a infraestrutura de apoio ao turista.

 Foram impressas 20.000 (vinte mil) unidades dos folders das quais 50% foram distribuídas a potenciais turistas em feiras, eventos em estabelecimentos comercias, e em nosso SIT e os demais distribuídos entre os empreendedores do grupo, banners padronizados de todos os empreendimentos que aderiram à este trabalhos, vários adesivos e faixas de identificação para os estandes.
  •  Proposta para a dinamização do turismo rural.Cópia em anexo.


  • Criação pesquisa monitoramento turístico. Cópia em anexo.

  •   Criação do Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo sustentável. Cópia em Anexo.

  •  Proposta para Atuação do COMTUR. Cópia em anexo

  •   Criação do Programa Hóspede VIP. Cópia em anexo.

  • Estruturação para concurso cultural fotográfico 'Imagens de Ibiúna'. Objetivos e Regulamento em anexo.

  •   Participação em Feiras e Eventos:

- Salão São Paulo: Centro de Convenções São Luís – São Paulo.
É a ÚNICA Feira de Negócios, Produtos e Serviços Turísticos exclusivos do Estado de São Paulo. Tem público estimado de 15.000 visitantes.

Participamos com estande próprio em duas edições:

-2011: Com a primeira parceria realizada entre a Prefeitura Municipal e empreendedores de Ibiúna. Neste ano fizemos o pagamento do estande em parceira, ficando cada uma das partes responsáveis pelo pagamento de 50% das despesas com a locação do estande.

- 2012: Neste ano a Prefeitura Municipal se prontificou a pagar 100% das despesas com o estande, no valor de R$ 5.040,00. A Nota de empenho foi emitida, mas o pagamento até a presente data não foi realizado. Este conselho, em reunião com os atuais gestores (Sr.Prefeito e Sr. Secretário de Turismo), os informou desta pendência e os quais se prontificaram a colocá-lo no cronograma de pagamentos pendentes.

- Adventure Sports Fair – 18 a 21 de abril de 2012. Bienal do Ibirapuera. Estande do Governo do Estado.
A adventure Sports Fair é a maior feira de turismo de aventura da América Latina.  Neste ano de nossa participação a feira encerrou com um público de 54.000 visitantes.

- FeiraTur – Feira do Turismo rural - Parque da Água Branca – 16 a 18 de Setembro. Estande Próprio.
A Feiratur é a única feira voltada ao turismo rural. O público desta feira é formado por Empreendedores de Turismo Rural, consumidores, técnicos (turismólogos, engenheiros agrônomos, biólogos, outros), proprietários rurais interessados na atividade, agências de viagens, professores e estudantes e representantes de entidades e organizações do governo. Este ano teve um público estimado de 25.000 visitantes.

06º Salão de Turismo ‘ Roteiros do Brasil’  – 13 a 17 de Julho/11 – Pavilhão do Anhembi.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresentou o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes puderam conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Puderam ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo, e este ano teve um público de  115.000 visitantes.


- A primeira etapa do 15º Circuito Paulista de Travessias Aquáticas – 03/02/13 – Prainha do Escritório – Ibiúna/SP.
A Travessia é uma modalidade de natação que se tornou olímpica e que acontece há mais de dez anos no município. Neste ano teve o público estimado de 2.500. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiúna fizemos a distribuição do folder da Estância Turística de Ibiúna e da folheteria de diversos estabelecimentos comerciais, principalmente dos restaurantes. O saldo deste evento foi bastante positivo uma vez que houve o efetivo direcionamento de turistas aos estabelecimentos divulgados.

  •  Cadastramento em 2012 e 2013 - de nosso município junto à TUR/SP. Empresa Paulista de Turismo e Eventos.  A TUR/SP está vinculada à Secretaria de Turismo e tem a finalidade de planejar, fomentar, desenvolver e coordenar as ações institucionais nas áreas de turismo, eventos, recreação e lazer, de interesse do Estado e seus Municípios. Ela é responsável pelos estandes do governo do Estado em feiras e eventos turísticos, e por ela podemos participar, graciosamente, em todos os eventos dos quais o governo do estado participar.

  •   Criação do SITE ‘Turismo em Ibiúna’. Portal voltado à comunicação ao turista.

  •     Encaminhamento de Proposta do curso para Excelência no atendimento ao cliente, para apreciação e obtenção de recursos para sua realização.

Objetivo: Preparação para atender todos os usuários, considerando a perspectiva 2014 como oportunidade de expansão do turismo e melhoria dos negócios.
Metodologia: Dinamizar o grupo com técnicas de resolução de situações do cotidiano que primam por atitudes positivas que induzem à fidelização.
 Tema central: Comportamento x Relacionamento Interpessoal e Noção Básica de empreendedorismo.
Material utilizado: TV com VHS/ DVD; Flip Chart; textos referentes a tipos de comportamento e empreendedorismo
Duração: 08 horas em 02 períodos de 04 horas
No. De participantes por turma: mínimo de 12 e máximo de 24.
Honorários: R$ 1 200,00, incluindo planejamento, execução e translado.

  • Coordenação da palestra 'Ação São Paulo - Copa 2014: Preparar para atrair e receber o visitante internacional' pela palestrante Sarah Albrecht, jornalista especialista em turismo internacional e receptivo, onde foram discutidos temas como: quem é o torcedor da copa do mundo, quais as expectativas do turista estrangeiro, e o que fazer para podemos cumprir as expectativas desses turistas.



  • Presença em reunião do NUPLAM em Sorocaba - Núcleo de planejamento urbano que engloba 22 municípios da região de sorocaba. entre as atribuições do Nuplan destaca-se a elaboração de um diagnóstico social, ambiental, cultural e econômico, que tenha a finalidade de promover o desenvolvimento em conjunto dos municípios que compõem a região administrativa de Sorocaba. Os 22 municípios são: Alambari, alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

  • Proposta de criação de um roteiro regional com a transformação da Rodovia Bungiro Nakao em 'Caminhos da Pesca', abrangendo os municípios de Vargem Grande, Ibiúna, São Roque e Piedade, para que estes municípios e seus empreendedores desenvolvam ações de marketing para o desenvolvimento turístico e econômico de nossa região.



     Trabalhos desenvolvidos na atual gestão Municipal.

Reuniões:

1.   Reunião deste Conselho com o Sr. Prefeito Eduardo Anselmo Domingues Neto, Sr. Vice Prefeito e Secretário de Turismo Adalberto Marcicano e com assessor de gabiente  Fernando Moraes, na qual foram traçadas metas para estruturação de roteiros (locais e regionais), para o treinamento e capacitação  do receptivo, estruturação da feira permanente de orgânicos, implementação do programa hóspede VIP, dentre outras ações.

2.    Reunião com a secretaria de turismo, representada pela Sr.a Jamila Tanaka, secretaria de agricultura, CAISP e produtores orgânicos locais onde este conselho fez a exposição da estruturação básica para a criação da feira permanente de orgânicos, conforme demonstração em anexo. O projeto foi aprovado por todos os presentes e, no momento, encontra-se na fase de: dimensionamento da área, levantamento das licenças ambientais necessárias, levantamento da documentação necessária aos produtores e expositores.

Perante o acima exposto este conselho entende que teve vontade de agir, que cumpriu sua missão, e que fez o melhor que pôde com o apoio e a 

estrutura que tinha ao seu dispor.


Aproveito a oportunidade para agradecer a todos àqueles que participaram desta gestão - efetivamente ou não - aos empreendedores que acreditaram no trabalho deste conselho e aos munícipes que frequentaram mensalmente às reuniões, à imprensa local que sempre mostrou interesse em divulgar os assuntos ligados ao conselho e trabalhos realizados por esta gestão e, aos funcionários das secretarias de turismo e cultura.

Gostaria de deixar expresso o meu agradecimento e minha admiração aos gestores da Toca da Raposa, Paulo Rabelo de Araújo e Juliana Marangoni pela criação voluntária do layout de nosso folder e banners padronizados, adesivos e faixas de identificação, além do logotipo do COMTUR para a utilização no material em questão.



E, principalmente, agradeço à minha família pelo amor sincero, pela confiança e pelo apoio incondicional ao longo deste mandato, e em todos os momentos da minha vida.
 
Ibiúna, 19 de fevereiro de 2013.

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