Copa 2014 - Ministério do Turismo traça perfil dos turistas que visitarão o país.

quinta-feira, 21 de julho de 2011


O Brasil receberá aproximadamente 600 mil turistas para a Copa do Mundo de 2014. E cada um deles deve gastar, em média, R$ 11,4 mil em solo brasileiro. As informações divulgadas na última quinta-feira (14) pelo Ministério do Turismo, em São Paulo, oferecem um raio-X dos turistas que movimentarão a economia brasileira daqui a três anos. 

O diretor de estudos e pesquisas do ministério do Turismo, José Francisco de Salles Lopes, apresentou resumo da pesquisa, realizada entre junho e julho de 2010. A análise abrangeu 4.835 turistas que viajaram à África do Sul exclusivamente para acompanhar a Copa de 2010. 83% dos viajantes abordados eram do sexo masculino e 70% tinham entre 25 e 44 anos.Para Lopes, trata-se de um indicativo de que estas pessoas podem retornar ao Brasil em outras ocasiões. “É um turista relativamente jovem, o que significa que teremos novas oportunidades para atraí-lo em outra oportunidade. Ele será um verdadeiro propagandista do Brasil lá fora." Além disso, foram visitadas, em média, 3,8 cidades e o período de permanência foi de 17,6 dias. A pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendada pelo Ministério do Turismo, também mostra certa independência econômica do viajante. “Foi surpreendente verificar que 87% dos viajantes daquela Copa pagaram suas viagens do próprio bolso. Somente 9% eram patrocinados”. Setor hoteleiro
A pesquisa também dá mostras de como deve ser a estada do turista no país. Entre os mais de 4 mil entrevistados, 69% dizem ter se hospedado em hotéis durante o Mundial da África do Sul. Já 10% escolheram acomodações do tipo bed & breakfast, pequenas pousadas que oferecem apenas café da manhã, opção para o turista que passa o dia todo fora do estabelecimento. “É uma grande oportunidade para o Brasil investir no empreendedorismo”, disse. 

Por fim, 83% dos entrevistados fizeram turismo adicional no Mundial sul-africano. 20% deles afirmaram já conhecer o Brasil e 92% já sabiam de antemão que o Brasil sediaria a Copa seguinte.O Rio de Janeiro deve ser a cidade brasileira que mais receberá estrangeiros: 413 mil. Logo atrás, São Paulo aparece com 258 mil, seguida de Brasília, com 207 mil.


Fonte: Portal Copa 2014

0 comentários:

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB